Servidora da UFFS ministra oficina sobre educação inclusiva

Laranjeiras do Sul – A expressão valorizar “a prata da casa” significa reconhecer os talentos e a experiência na própria instituição ou empresa. Esta expressão pode ser aplicada ao caso da Fernanda Natalí Demichelli, servidora técnica-administrativa do campus de Laranjeiras do Sul. Especializada na linguagem Libras, ministrou a oficina “Ensino de Ciências para surdos numa perspectiva de educação inclusiva” no Seminário de Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), campus Santa Cruz, em Guarapuava, nos dias 20 e 21 de outubro. Segundo Fernanda, “a inclusão dos alunos com deficiência foi um movimento que iniciou em vários países, inclusive no Brasil, por volta da década de 1990”.
Em relação à inclusão de alunos surdos, a servidora da UFFS diz que, com a aprovação da Lei nº10.436/2002, “ficou garantido o acesso ao conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e uma educação diversificada, que utiliza o bilingüismo, ou seja, o ensino de português e Libras simultaneamente, como processo de ensino e aprendizagem”.
A oficina abordou aspectos históricos da inclusão, bem como sua evolução até os dias atuais, bem como suas diferentes concepções tanto pelo poder público quanto pela sociedade em geral. Além disso, foi exposta uma alternativa para educação de surdos, em especial na disciplina de ciências, utilizando como abordagem de apoio principal a técnica de letramento.

outubro 29, 2010   Publicado em: Notícias