Visitas técnicas auxiliam no projeto de Hospital Veterinário

Realeza – Desde o mês de outubro, o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Realeza, Adolfo Firmino da Silva Neto, em companhia do engenheiro civil do campus, Cristiano Valter Rossdeutscher Loureiro, estão visitando as instalações de hospitais veterinários de universidades da região. O principal objetivo das visitas é observar como funciona a dinâmica desses ambientes e definir qual a melhor infraestrutura a ser adotada na construção do hospital veterinário do campus.
Durante as últimas semanas foram visitadas seis Instituições de Ensino Superior. Conforme Cristiano Loureiro, “As visitas serviram para mostrar, de forma minuciosa, as particularidades de cada hospital e quais os exemplos de diferentes estruturas físicas disponíveis. Por serem de épocas diferentes, alguns hospitais se mostraram mais bem estruturados e aptos a atender as demandas da região, já em outros casos observou-se a necessidade de uma reestruturação para se adequarem as atuais exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”.
Alguns aspectos foram visualizados durante as visitas. Como foi o caso da Universidade Federal de Santa Maria (UFFS) que, mesmo tendo um projeto antigo, com mais de 60 anos, tem se atualizado constantemente, possibilitando assim um atendimento eficaz no que diz respeito aos animais de porte maior. Já para os animais de pequeno porte, tomando como exemplo o Hospital Veterinário da FAG (Faculdade Assis Gurgacz) de Cascavel, no Paraná, Adolfo Firmino diz que encontrou na FAG “uma estrutura muito funcional e muito bem planejada, principalmente para a área de pequenos animais, e que não é muito grande, então poderia ser facilmente adaptada para a realidade do campus de Realeza”.

novembro 11, 2010   Publicado em: Notícias