UFFS e SMED debatem políticas de inclusão

Erechim – Cerca de 270 pessoas, entre professores da rede municipal de ensino, acadêmicos dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim e da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE) participaram na noite de terça-feira, 09, de um encontro sobre políticas de inclusão no auditório da universidade. A atividade fez parte do I Ciclo de Debates “Escola e Sociedade Contemporânea”, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SMED) em parceria com a UFFS.
Os trabalhos foram mediados pela coordenadora de Educação Inclusiva da SMED, Maria Salete de Moura Torres, e teve como debatedoras as professoras da UFFS, Maria Sílvia Cristofoli, doutora em Educação, e Núbia Saraiva Ferreira Rech, doutora em Linguística. Os direitos dos cidadãos portadores de necessidades especiais, os deveres do Estado, as políticas públicas, a legislação específica e os preconceitos foram alguns dos pontos abordados pela professora Maria Sílvia. Ela destacou que as políticas públicas envolvem processos subsequentes após sua decisão e proposição. Implicam implementação, avaliação e fiscalização.
Núbia abordou os desafios da educação inclusiva dos surdos, levantando questões referentes ao processo de aquisição de linguagem, a falta de profissionais da educação preparados para trabalhar com alunos ouvintes e surdos no mesmo ambiente. Também tratou dos processos de adequação e qualificação necessários para melhor atender esse público. “A lei garante o direito de inclusão, mas cabe à escola pensar como esse processo deve se dar para que o ensino seja produtivo para ouvintes e surdos”, completou a professora. O próximo debate será realizado dia 16 de novembro, no auditório da UFFS, campus Erechim, com o tema “Desafios contemporâneos à profissão docente”.

novembro 18, 2010   Publicado em: Notícias