Docente da UFFS assume presidência de conselho municipal

Realeza – O professor Adolfo Firmino da Silva Neto, coordenador do curso de Medicina Veterinária do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), assumiu a presidência do Conselho Municipal de Sanidade Agropecuária de Realeza. A eleição ocorreu em reunião do Conselho que ocorreu no dia 20 de outubro. “Assumi a presidência do Conselho porque acredito que dentro da proposta da UFFS, de promover a extensão e a integração com a agricultura familiar, é importante essa aproximação dos agricultores familiares nos espaços que já estão institucionalizados”, avalia o professor. Segundo ele, “já havia uma demanda, colocada inclusive pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná (SEAP), de que se iniciasse um trabalho junto a esse Conselho, que em virtude de uma série de questões próprias do município de Realeza, não estavam ocorrendo”.
Adolfo Firmino também vê na aproximação com os órgãos públicos “a possibilidade de desenvolver, paralelamente aos trabalhos de extensão do curso de Medicina Veterinária, o fortalecimento do Conselho, até mesmo porque a idéia de sanidade agropecuária é levar até os agricultores a discussão sobre a sanidade na produção animal e também na produção vegetal. Acredito que tenha toda a chance de se desenvolver um projeto que possa ser bom tanto quanto para a universidade quanto para o município”.
Os principais objetivos do Conselho Municipal de Sanidade Agropecuária são promover a saúde pública mediante o contínuo melhoramento da condição sanitária dos rebanhos e da produção agrícola e florestal, apoiar os serviços de defesa sanitária vegetal e animal na erradicação e controle de doenças contagiosas para o homem, animais e vegetais e desenvolver lutas coletivas contra doenças que lhes dificultem a comercialização e que provocam perdas econômicas para o produtor e para a sociedade. Além disso, o Conselho tem a incumbência de propor e contribuir na execução do planejamento estratégico da Defesa Agropecuária local, motivando sua constante revisão e atualização e objetivando a busca permanente de qualidade e da competitividade da agropecuária local e regional.

Adolfo Firmino da Silva Neto é coordenador do curso de Medicina Veterinária no campus Realeza

novembro 18, 2010   Publicado em: Notícias