UFFS realiza primeira Aula Magna

“A democratização da educação superior e a soberania nacional” será o tema da primeira Aula Magna da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O ex-ministro da Educação e da Justiça, Tarso Fernando Herz Genro, irá proferir a aula, no dia 16 de abril, às 19h00min, no Salão Nobre Nelson Galina, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó.

“A Aula Magna é o momento de afirmar a identidade da instituição e o caráter cidadão da universidade, refletindo para além das especificidades de cursos e áreas do conhecimento”, ressalta o Reitor da UFFS, Dilvo Ristoff. O evento, para o professor Ristoff, vincula a universidade e o seus múltiplos saberes à sociedade na qual se insere.

Para as Aulas Magnas, lembra o Reitor, são convidadas pessoas cuja formação extrapola o âmbito dos laboratórios e das áreas de especialização. Para proferirem a Aula Magna são convidadas pessoas que, pela sua formação multifacetada, pelo trabalho que realizam ou realizaram e pelo prestígio que conquistaram junto à sociedade, possam falar a toda a universidade e não a apenas a um ou outro curso. Este é o caso do ex-ministro Tarso Genro que, pelo seu trabalho à frente do Ministério da Educação, responsável pelo processo de democratização do acesso à Educação Superior, poderá discorrer sobre o potencial das novas instituições, dos novos cursos e dos novos talentos na construção da soberania nacional.

A Aula Magna marca mais um momento de destaque na história da UFFS. Depois das lutas pela instituição; do processo de viabilização, pela Comissão de Implantação; da assinatura, pelo presidente Lula, da criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (Lei n. 12.029, de 15 de setembro de 2009); do processo seletivo; da apresentação da Reitoria à comunidade e começo das aulas, a UFFS tem mais uma ocasião importante no início de suas atividades letivas.
Professores, servidores e alunos dos demais quatro campi (Realeza, Laranjeiras do Sul, Erechim e Cerro Largo) devem vir a Chapecó para participar do evento. Toda a comunidade também está convidada para a solenidade.

Ex-ministro irá proferir a primeira Aula Magna da UFFS

abril 13, 2010   Publicado em: Notícias