Diretora palestra em encontro de bibliotecas universitárias

A diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Sigrid Karin Weiss Dutra, foi palestrante do I Encontro de Bibliotecas Universitárias do Centro-Oeste Brasileiro (I Ebuco). O evento, de 21 a 23 de abril, aconteceu na Universidade Federal de Goiás (UFG), e teve como temática principal “Gestão em bibliotecas universitárias: diversidades, integração e perspectivas”.
Sigrid abordou o assunto “Políticas para Bibliotecas Universitárias: o passado como referência e o futuro como desafio”. Falou sobre os programas que na década de 80 e 90 existiam no âmbito da Secretaria de Educação Superior (Sesu), como o Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias (PNBU) e Programa Nacional de Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior (PROBIB). Sigrid explicou que, apesar destes programas não existirem mais, deixaram implantados serviços imprescindíveis ainda vigentes, como COMUT (programa de comutação bibliográfic), Rede Bibliodata (Catálogo coletivo e catalogação cooperativa) e Portal de Periódicos CAPES (reformulação do antigo Programa PAAP- Aquisição Planificada de Periódicos).
A diretora também apresentou as ações e incentivos que agilizariam a mais rápida inserção das bibliotecas no contexto educacional e tecnológico atual, e levantou algumas realidades vividas atualmente pelas bibliotecas.

abril 30, 2010   Publicado em: Notícias